O tom de voz da Exame representa a forma como a marca se comunica com seus públicos. Juntos, eles devem materializar nossa atitude em relação à forma como conversamos com as pessoas.
Falamos de forma acessível, para criar diálogos e gerar conhecimento em todos os que se relacionam conosco. Ser claro significa não ser prolixo, não usar vocabulário difícil para pessoas que trabalham em ambientes corporativos, nem falar de forma que só um especialista entenderia. Ser claro significa explorar a linguagem clara (plain language) em textos, gráficos, infográficos e qualquer peça de comunicação e se questionar sempre se o conteúdo pode ser compreendido pelo nosso público-alvo, que vai de altos executivos a pessoas em início de carreira.
Queremos criar um impacto positivo no dia a dia das pessoas que nos acompanham, que buscam a Exame para informações. Por isso, exploramos as oportunidades do mercado com olhar otimista, com palavras e frases positivas, sentidos que tragam sensações de que vai dar certo, que empurrem as pessoas para frente, que representem o copo meio cheio.
Tratamos de assuntos difíceis e pouco compreendidos pela sociedade. Nosso desafio aqui é nos comunicarmos de forma simples, mas inteligente o suficiente para criar comunicação entre emissor e receptor, além de gerar confiança e trazer a profundidade necessária. Afinal, somos um veículo que precisa de credibilidade, respeito e admiração. Dados, gráficos, evidências e organização clara da informação – tudo isso contribui para uma comunicação mais inteligente.
Incentivamos as pessoas a saírem do lugar, a fazerem coisas diferentes na vida pessoal e profissional. Por isso, nossa linguagem é mais verbal (que representa ação). Nosso tom é motivacional e engajador e busca criar interação com nossos públicos com calls to action, perguntas que puxem respostas, incentivos à tomada de ação. Explorar os imperativos pode ser uma saída prática para isso.
Como as pessoas entendem a atuação e o que a marca faz.
O que vende, sua principal entrega de valor
Com quem a marca fala, seu comprador ideal
Características capazes de convencer da compra: o que a marca tem e seus concorrentes não.
Características e argumentos que credenciam e dão segurança na compra.
Transparência no spread.
Transações de câmbio B2B.
Serviço de câmbio.
• Modelo de negócios diferente
• Trata os pequenos e médios como grandes
• Desburocratização no envio de documentos
• Atendimento humanizado
• Informativos sobre o mercado enviados em tempo real
• Horário estendido para fechamento de câmbio